Auto-retrato, 1899 |
O estilo pictórico do pintor e ilustrador tcheco Alphonse Maria Mucha (1860-1939) ajudou a estabelecer a Art Nouveau -- que chegou a ser chamado de Estilo Mucha -- através de seus desenhos de contornos fortes, representando mulheres em trajes clássicos, cercadas de motivos florais e emolduradas em painéis estilizados.
Mucha nasceu em Ivancice, Morávia, região então pertencente ao Império Austríaco e atualmente parte da República Tcheca. Na infância estudou graças à participação em um coral na Igreja de São Pedro de Brno, capital da Morávia. Foi rejeitado na Academia de Arte de Praga em 1878, viajando a Viena para tornar-se pintor de cenários teatrais. Em 1881 o negócio de seu empregador foi destruído por um incêndio e Mucha foi para Mikulov tornar-se retratista. Foi lá que conheceu o Conde Khuen Belasi, e com o patrocínio do irmão deste ingressou na Academia de Arte de Munique em 1885.
Em 1887 ele foi para Paris, continuando seus estudos nas Academias Julian e Colarossi e fazendo ilustrações para revistas e propagandas. Em 1894 ofereceu-se para produzir um pôster para o Théâtre de la Renaissance, anunciando a peça Gismonda de Victorien Sardou, encenada por Sarah Bernhardt. O pôster causou enorme impressão, garantindo um contrato de 6 anos para o artista e inaugurando o Estilo Mucha.
As obras que Mucha considerava serem suas obras-primas foram Le Pater, de gravuras inspiradas no "Pai Nosso", e "O Épico Eslavo", 20 telas produzidas entre 1910 e 1928 contando a história do povo tcheco e outros povos eslavos.
Dentre sua extensa produção, encontram-se três séries dedicadas às estações do ano, cada uma representada em seu estilo único, produzidas em 1896, 1897 e 1900, e uma série dedicada às horas do dia. Sob cada ilustração há atalhos para imagens maiores. Veja também galerias do artista na Mucha Foundation, Artsy, artinthepicture.com e BacktoClassics.com.
1899 - As Horas do Dia: Despertar da Manhã, Brilho do Dia, Contemplação da Tarde, Repouso da Noite
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