Este blog proporcionou à
história da capa do livro "A Quarta Dimensão" alguns momentos adicionais inesperados, como espero detalhar a seguir.
Depois de buscar imagens relacionadas ao tema do livro e encontrar a bela imagem de
fdecomite, procurei contato com ele, mas encontrei apenas o messenger interno do Flickr e a conta dele do YouTube, se não me engano. Mandei mensagens mas não houve resposta. Não utilizaria a imagem sem contato com o usuário, então me resignei a arriscar e utilizar uma das imagens anteriores.
Minha namorada Maria Fernanda, que é fotógrafa e Photoshopper, não se resignou tão facilmente. Uma busca específica no Google Images resultou em várias fotos semelhantes, e ela disse que devia haver um filtro ou plugin para fazer o efeito espiralado. Junto à foto de fdecomite, ele informava que utilizara o
Gimp com o plugin
MathMap, aplicando o que é chamado de
Efeito Droste.
Excepcional Ratrapante de 1928 com Único Mostrador Luminoso, para Tiffany Patek Philippe & Co, Genève, comercializado por Tiffany & Co, Nova Iorque. Feito em 1928, vendido em 23 de setembro de 1938. Extremamente fino e único devido a seu mostrador luminoso, importante e muito adiantado, relógio de pulso de ouro amarelo 18K com cronógrafo ratrapante de um botão, registro de 30 minutos vertical e segundos constantes, mostrador luminoso, terminais de pulseira móveis.
Vendido incluindo prêmio do comprador: 606,000 SFr. / 550,909 USD
O belo tom dourado e envelhecido do relógio me conquistou. Após alguns experimentos com as variáveis do MathMap, defini uma série de variações da imagem espiralada. Com o mesmo plugin encontrei uma forma de "desenrolar" a face circular do relógio, tornando-o uma barra vertical numerada. Usando as duas imagens com o
modelo de capa que mencionei na
postagem passada, cheguei à capa final:
Avancemos no tempo. Fiquei orgulhoso com o resultado, mas nas tentativas
de contato com editoras, contemplei a possibilidade de ver essa ideia descartada. Tendo decidido editar o livro com a
Bookess, a forma de criação de capa me causou sentimentos ambivalentes, pois, apesar de permitir que o próprio autor definisse a capa, o programa de criação dava limite máximo para os gráficos em 2 MB, e não imprimia orelhas. O limite, contudo, era para cada área do gráfico (última orelha, contra-capa, lombada, capa e primeira orelha), então mexi no tamanho do arquivo até ter a melhor resolução possível para um arquivo de 2MB. As informações biográficas da última orelha precisaram ser transpostas para a última página do livro.
Mas o resultado final ficou ótimo. A capa é fosca e a encadernação é muito boa:
Curiosamente, na publicação da útlima postagem, fdecomite apareceu comentando e, apesar de um pouco tarde, permitiu o uso da imagem que me inspirou originalmente. Agradeço aqui a ele (?) não só pela autorização, que não precisarei, mas pela inspiração e pela informação a respeito do MathMap.
Aguardem a divulgação do evento de lançamento do livro, que coincidirá com a disponibilização do livro para leitura online e venda.