• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra

12 de dezembro de 2010

Esperando a Rocco (atualizado)

Tomei o cuidado de examinar minha pasta de spams para saber se uma possível resposta da Editora Rocco havia sido colocada lá, por engano. Mas não veio mesmo uma resposta.

O blogue está em espera temporária até eu resolver definitivamente este contato com a Rocco, quando então eu atualizarei esta mesma postagem com um resumo e uma conclusão, antes de dar seguimento ao diário de publicação e às demais postagens.

Trato do envio do original à Rocco nesta postagem. O aviso de recebimento dos Correios acusa o recebimento em data de 30 de agosto. Conforme as Normas para Avaliação de Original da editora, eles tinham 45 dias de exclusividade dentro de 60 dias para dar uma resposta, que terminaram em 30 de outubro.

Já enviei mensagem ao e-mail informado nas Normas (originais@rocco.com.br), utilizei o formulário na página "Contato", e enviei ao e-mail geral da editora (rocco@rocco.com.br). Ainda não consegui uma resposta.

QUARTA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010

Em 9 de novembro de 2010 -- mais de uma semana depois do fim do prazo de 60 dias para uma resposta -- enviei a seguinte mensagem para "originais@rocco.com.br":
ANDAMENTO DE AVALIAÇÃO
Bom dia, enviei originais de meu livro "A Quarta Dimensão" para avaliação, que foram recebidos pela Editora Rocco no dia 31 de agosto. Passados os 60 dias mencionados nas "Normas para Avaliação de Original", gostaria de informações a respeito do andamento do processo de avaliação. Agradecimentos antecipados.
Não houve resposta. Depois disso enviei a mesma mensagem através do formulário na sessão "Contato" da página da Editora. Em 7 de dezembro -- quase um mês depois da mensagem anterior -- encaminhei a mensagem anterior precedida da seguinte mensagem para "rocco@rocco.com.br":
FWD: ANDAMENTO DE AVALIAÇÃO
Bom dia, enviei a mensagem abaixo há quase 1 mês atrás, e em seguida repeti utilizando o formulário na seção "Contato" da página da Editora, sem resposta. Enviei meu original atendendo todas as Normas para Avaliação, e acho que tenho o direito de no mínimo obter uma resposta. Obrigado.
Não houve resposta. Em 13 de dezembro, tentei efetuar um contato telefônico com a Editora Rocco, resultado do qual incluí na mensagem seguinte, que ernviei em seguida para os dois e-mails que mencionei anteriormente:
ANDAMENTO DE AVALIAÇÃO
Bom dia, hoje (13/12/2010) tentei entrar em contato telefônico com a Editora para saber sobre a avaliação dos originais, mas me informaram que o departamento só responde por e-mail. Ocorre que após três tentativas de contato (duas por e-mail, abaixo, e uma pelo formulário na seção "Contato" da página da editora) não obtive resposta.
Os originais foram recebidos em 31/08/2010 por "Rodrigo da Silva", conforme Aviso de Recebimento. Os 60 dias para avaliação, portanto, acabaram em 31/10/2010.
Sem uma resposta, fico sem saber se os originais sequer chegaram corretamente e foram avaliados.
Obrigado.
Não houve resposta. Imediatamente, recebi o seguinte e-mail, do qual transcrevo apenas o início e grifo, por razões que ficarão claras.
UNDELIVERED MAIL RETURNED TO SENDER
The mail system (expanded from ): host colevile.tpn.terra.com[/public/trrlmtpd] said: 552 4.2.2 Mailbox full (Caixa postal cheia / Bandeja de entrada llena) (1292241409.815981.18088.colevile.tpn.terra.com) (in reply to end of DATA command)
Minha conclusão para o contato com a Rocco é a seguinte cadeia de pensamentos:
A Editora Rocco aceita originais de novos autores exigindo que se adequem a uma série de Normas, mencionando que o prazo máximo de avaliação é de 60 dias, e fornecendo um e-mail para eventual acompanhamento. O autor que se adequa às Normas demonstra respeito a elas e à Editora, com expectativa de idêntico respeito. Afinal, através da submissão dos originais para avaliação de uma Editora, o autor a julga competente e profissional para associar a ela seu próprio nome caso seja publicado. Todavia, não me parece competente nem profissional disponibilizar canais de comunicação com novos autores sem estar preparado para responder às submissões de originais -- sem, neste caso, sequer esvaziar a caixa de entrada para receber novas mensagens.

Só posso especular sobre os motivos para tal atitude por parte da Editora, mas não irei expressá-las aqui. O que posso mencionar é que não estaria a questionando se nas Normas não constasse prazo para avaliação, e-mail para contato ou mesmo a promessa de resposta, ainda que negativa. Com o envio descompromissado e sem qualquer expectativa dos originais, não teria perdido dinheiro -- para a elaboração dos originais e do pacote de documentos pedidos pelas Normas -- nem tempo.

Comprometo-me, é claro, a postar qualquer resposta tardia que a Rocco se digne a enviar, mas presentemente não recomendo a qualquer novo autor o que fiz.

(A Rocco respondeu em 3 de fevereiro de 2011. Sobre a resposta, siga este atalho.)

4 comentários:

Anônimo

na verdade acho que a maioria das editoras só tem espaço para amigos...tirando os livros estrangeiros a rocco só divulga a Thalita Rebouças os outros autores ficam jogados as traças.

Anônimo

gostaria se possível;obter informações como devo
proceder para enviar meu boneco para avaliação!
desde já obrigado atenção á este Email!
nelson_acs@hotmail.com

Anônimo

Oi! já recebeu a resposta da rocco? porque eu tenho dúvidas sobre envio de originais, e se eu ficar olhando a internet eu noto que ela só desencoraja... mesmo que seja um "não" ainda sim é uma forma de saber se eles dão a devida atenção ao original... PS: sobre o seu original, tem certeza de que se adequava aos requisitos da editora, por que isso pode justificar a demora deles... obrigado!

Eduardo Capistrano

Olá! Recebi sim, já faz tempo. Trato da resposta nesta postagem: http://edcapistrano.blogspot.com.br/2011/02/resposta-da-rocco.html. Vou atualizar o texto da postagem com esse atalho. Dê uma olhada também no resto do Diário de Publicação: http://edcapistrano.blogspot.com.br/p/quarta-dimensao.html#diariodepublicacao

Comente...