• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

11 de abril de 2011

Resposta da Nobel

O túmulo de Alfred Nobel (1833-1896)
O resultado do envio dos originais de "A Quarta Dimensão" para a Editora Nobel foi o seguinte.

Em 1º de Abril, recebi uma mensagem contendo o seguinte:
Prezado Sr. Eduardo,
Segue em arquivo anexo, proposta de edição para o livro "Os Segredos de Adestramento do Dono".
Cordialmente,
Ary Kuflik Benclowicz
Diretor/Editor
A princípio pensei tratar-se de um livro-modelo com o título acima para eu ter uma ideia do que eles propunham, mas foi um erro mesmo. A mensagem trazia em anexo dois arquivos, uma proposta -- contendo o título correto de meu livro -- e um questionário.
Em vez de transcrever a proposta, tratarei de resumi-la. A Nobel propôs a publicação de 2.000 exemplares, sendo que eu como autor adquiriria 1.000 exemplares por R$24 cada, para um montante (sim, suas contas estão certas) de R$24.000. Pagáveis em 4 prestações de R$6.000, em diferentes estágios da publicação.

Os 1.000 exemplares da Nobel seriam distribuídos e divulgados nacionalmente com toda a estrutura da editora, e da venda deles, com preço estipulado pelo autor, seriam pagos 10% ao autor. Os 1.000 exemplares do autor não poderiam ser vendidos de qualquer forma a prejudicar a venda dos exemplares da editora.

A aquisição de 1.000 exemplares é requerida apenas para a primeira edição. Para as seguintes, o autor teria apenas seus 10% a receber.

Proposta semelhante é oferecida pela Novo Século, em que o investimento requerido do autor é bastante grande, em troca de uma (esperada) grande estrutura de distribuição, divulgação e venda.

O custo para mim parecia exorbitante, mas provocado pela promessa de distribuição e divulgação a nível nacional, em 5 de abril tentei:
Olá, estou respondendo à proposta da editora Nobel para edição de meu livro "A Quarta Dimensão".
O valor requerido, de R$24.000,00, referente à compra de 1000 exemplares por R$24,00 cada, é para mim proibitivo, pois não conto com patrocinador e, portanto, dependo de recursos próprios.
Há a possibilidade de redução do custo se eu dispensar os 10% de direitos autorais? Há alguma outra forma de reduzir os custos?
Agradeço antecipadamente a atenção.
Que foi respondido, em 8 de abril, com:
Prezado Sr. Eduardo,
Agradecemos por seu retorno a nossa proposta. Lamentamos, mas esta é a única opção que dispomos para viabilizar o seu projeto.
Cordialmente,
Ary Kuflik Benclowicz
Ora, apesar da proposta impeditiva, este contato foi muito mais satisfatório do que o que tive com a Rocco. A editora não me deu falsas expectativas, não fiquei esperando resposta, mas ela veio. Apesar de algum deslize, o trato foi bastante adequado e objetivo. Só pude concluir desse jeito, em data de hoje:
Agradeço a todos da Nobel pela oportunidade, mas pelo custo ser proibitivo em face dos recursos disponíveis, não posso aceitar.
Obrigado pela atenção e resposta.

1 comentários:

Carol

Tenso hein ¬¬

Comente...