• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

3 de maio de 2011

A capa

Este blog proporcionou à história da capa do livro "A Quarta Dimensão" alguns momentos adicionais inesperados, como espero detalhar a seguir.

Depois de buscar imagens relacionadas ao tema do livro e encontrar a bela imagem de fdecomite, procurei contato com ele, mas encontrei apenas o messenger interno do Flickr e a conta dele do YouTube, se não me engano. Mandei mensagens mas não houve resposta. Não utilizaria a imagem sem contato com o usuário, então me resignei a arriscar e utilizar uma das imagens anteriores.

Minha namorada Maria Fernanda, que é fotógrafa e Photoshopper, não se resignou tão facilmente. Uma busca específica no Google Images resultou em várias fotos semelhantes, e ela disse que devia haver um filtro ou plugin para fazer o efeito espiralado. Junto à foto de fdecomite, ele informava que utilizara o Gimp com o plugin MathMap, aplicando o que é chamado de Efeito Droste.

Experimentei com o programa até entender como funcionava, e logo parti em busca de uma imagem de um relógio para fazer meu próprio túnel do tempo. Após vários candidatos, encontrei o Lote 329 do leilão Important Collector's Wristwatches, Pocket Watches, Clocks and Horological Tools realizado em 9 e 10 de maio de 2009 pela leiloeira especializada Antiquorum. Da descrição do Lote:
Excepcional Ratrapante de 1928 com Único Mostrador Luminoso, para Tiffany Patek Philippe & Co, Genève, comercializado por Tiffany & Co, Nova Iorque. Feito em 1928, vendido em 23 de setembro de 1938. Extremamente fino e único devido a seu mostrador luminoso, importante e muito adiantado, relógio de pulso de ouro amarelo 18K com cronógrafo ratrapante de um botão, registro de 30 minutos vertical e segundos constantes, mostrador luminoso, terminais de pulseira móveis.

Vendido incluindo prêmio do comprador: 606,000 SFr. / 550,909 USD
O belo tom dourado e envelhecido do relógio me conquistou. Após alguns experimentos com as variáveis do MathMap, defini uma série de variações da imagem espiralada. Com o mesmo plugin encontrei uma forma de "desenrolar" a face circular do relógio, tornando-o uma barra vertical numerada. Usando as duas imagens com o modelo de capa que mencionei na postagem passada, cheguei à capa final:


Avancemos no tempo. Fiquei orgulhoso com o resultado, mas nas tentativas de contato com editoras, contemplei a possibilidade de ver essa ideia descartada. Tendo decidido editar o livro com a Bookess, a forma de criação de capa me causou sentimentos ambivalentes, pois, apesar de permitir que o próprio autor definisse a capa, o programa de criação dava limite máximo para os gráficos em 2 MB, e não imprimia orelhas. O limite, contudo, era para cada área do gráfico (última orelha, contra-capa, lombada, capa e primeira orelha), então mexi no tamanho do arquivo até ter a melhor resolução possível para um arquivo de 2MB. As informações biográficas da última orelha precisaram ser transpostas para a última página do livro.

Mas o resultado final ficou ótimo. A capa é fosca e a encadernação é muito boa:


Curiosamente, na publicação da útlima postagem, fdecomite apareceu comentando e, apesar de um pouco tarde, permitiu o uso da imagem que me inspirou originalmente. Agradeço aqui a ele (?) não só pela autorização, que não precisarei, mas pela inspiração e pela informação a respeito do MathMap.

Aguardem a divulgação do evento de lançamento do livro, que coincidirá com a disponibilização do livro para leitura online e venda.

1 comentários:

Anônimo

Dudu, estou ansiosa para ter o livro em mãos... mas quero mesmo uma versão impressa, até porque gostei particularmente da capa, ficou mesmo perfeita! Ainda no aguardo da data de lançamento, da forma de adquirir um exemplar impresso, preço e valores e, como não podia deixar de ser: como conseguir o autógrafo??? Em último caso, reservo um dia para quando eu for pra cwb especialmente pra ter o autógrafo seu! P.s> Eu ainda acho que mereço um autógrafo, apesar de ter abandonado este livro... ;) Um abraço, ASk.

Comente...