• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

26 de abril de 2011

Hstória da Capa

Uma das críticas feitas ao meu livro anterior foi com relação à capa, que foi uma ideia minha sobre a qual trabalhou a editora. Apesar de uma alteração essencial me incomodar (já que "Histórias" e "Estranhas" tinham intencionalmente o mesmo número de letras, imaginava as palavras uma sobre a outra, letra por letra, invertidas em preto e branco), havia me agradado o resultado final.

Elevei os padrões para "A Quarta Dimensão", procurando entender, até onde pude, o que tornava uma capa de livro atraente. Uma vez que formei uma ideia preliminar de como fazer a capa, imediatamente comecei a imaginar como ela seria.

O impulso foi certamente precipitado. Ora, todos os passos que descreverei a seguir foram tomados ANTES sequer de eu começar este blog. A prova é que os gráficos de fundo de página e título do blog original eram baseados na capa pronta.

Precipitado porque não tinha, a princípio, qualquer garantia de que ela seria usada. Muitas editoras incluem a criação da capa em seus serviços, sequer permitindo ao autor esta etapa. Assim, tive que aos poucos aceitar o fato de que o livro poderia ser publicado sem a capa que defini.

Mas para mim foi irresistível. Para mim, imaginar o livro publicado exigia imaginar a capa, para ter algo mais em mente que não fossem meras folhas de papel com pontinhos pretos.

O primeiro passo para criar minha própria capa foi saber como. Os verdadeiros capistas e designers irão me ostracizar pelo que direi, mas não sou um profissional. Orgulhoso e prolífico "improvisador" com programas, criei um molde de capa no próprio Word, que disponibilizo aqui. A capa envolve o livro, então começa pela área da orelha da contra-capa, que reservei para uma mini-biografia com foto. Segue a contra-capa, que dediquei a um texto que apresenta o livro. A lombada vem em seguida, com o texto correndo de baixo para cima. A capa vem em seguida, com o gráfico concluindo com a orelha da capa, que dediquei a um fragmento de um dos contos, para servir de amostra do conteúdo.

O truque é simples, utilizar as ferramentas de desenho (principalmente caixas de texto e WordArt) e imagens flutuantes dentro das áreas que delimitam as áreas das orelhas, capa, contra-capa e lombada. Excessos que ultrapassem as margens podem ser então cobertos com retângulos preeenchidos de branco, para o resultado final ser convertido em documento .PDF, que depois pode ser convertido em imagem (por exemplo, com o Gimp). Eu avisei que era improvisado.

O passo seguinte foi encontrar uma imagem. A capa que imaginei seria título e autor sobre uma grande imagem de fundo, evocativa do tema do livro. Procurei no Google Imagens por palavras-chave diversas, separando imagens interessantes e criando capas a partir delas.

Procurando por faces de relógio, encontrei esta aproximação da face do relógio astronômico de Strasburgo, que indica cada um dos dias do ano:


Procurando por um relógio cuco, encontrei esta imagem:


E acabei encontrando também o bizarro Cuckoo Clock de Michael Sans:


Eventualmente, esbarrei no que definiria a capa final. A palavra-chave "tempo" produziu todo tipo de resultado evocativo, mas me atraiu a atenção uma foto intitulada "Tunnels of Time", do Flickr do usuário fdecomite:


O efeito me conquistou. Não pude determinar os direitos de uso sobre a foto do relógio cuco, mas não poderia usar as demais sem licença. Procurei contato com fdecomite sobre a utilização da foto dele, mas não obtive resposta.
Procurei então aprender como ele foi feito. Mas isso fica para a próxima postagem, quando tratarei da capa final!

[Editado em 27/04/2011] Como os comentários exigiram que eu mencionasse, a capa final não é nenhuma dessas. Nunca iria utilizar nenhuma das imagens em uma publicação sem permissão. Elas figuram aqui apenas para ilustrar o processo de definição da capa, sem, evidentemente, qualquer outro objetivo. Ainda assim, se os detentores dos direitos desejarem, basta me comunicarem e eu as removerei imediatamente.
A capa final, de novo, não é nenhuma dessas, e a detalharei na próxima postagem.

6 comentários:

fdecomite

Hi,
I don't remember receiving a message from you, concerning the use of the picture. But you can use it as you want, provided you cite me as the author.
fdecomite

Anônimo

Oi,
Adorei a capa e amei fdecomite autorizar você a usar a imagem.
Ficou ótima! Parabéns!
(ASk)

Eduardo Capistrano

Talvez a conclusão da postagem tenha sido obscura, eu acabei não utilizando a imagem de fdecomite para a capa final. Ela foi a inspiração, certamente, como vou detalhar na próxima postagem!

Maybe the conclusion of the post was obscure, I ended up not using fdecomite's image as the final cover. It was the inspiration, for sure, as I will detail in the next post!

Eduardo Capistrano

Acho que cabe dizer que a capa final não é nenhuma das imagens acima, e que elas figuram aqui apenas para ilustrar o processo de definição da capa. Por favor, se os detentores dos direitos desejarem, bastam me comunicar que removerei as imagens imediatamente.

I think it deserves to be said that the final cover is none of the images above, and that they are here just to illustrate the process for defining the cover. Please, if the owners for their rights wish, just let me know and I'll remove them immediately.

Anônimo

Peraí, então, qual a capa definitiva? (ASk)

Eduardo Capistrano

Será divulgada em postagem desta semana!

Comente...