• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

4 de outubro de 2010

Discos sobre o Tempo (2)

Esta é a continuação de uma lista de álbuns selecionados com temas ou peculiaridades relacionadas ao tempo.

 Who's Next - The Who (1971). O vocalista Pete Townshend planejava uma ópera rock intitulada Lifehouse como sequência à notória Tommy (1969), em um futuro onde o rock era proibido e praticado por selvagens opostos à sociedade que mantinha as pessoas entretidas como que em programas de televisão, recebendo entretenimento intravenoso. Os planos ousados para o espetáculo -- em que perfis dos ouvintes seriam transpostos para músicas personalizadas -- foram demais e as músicas planejadas renderam álbuns normais, a começar por este, e o projeto de "retratos musicais" The Lifehouse Method, hoje fora do ar. Faixa em Destaque: 1 - Baba O'Riley (Teenage Wasteland).
.
The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars - David Bowie (1972). Álbum conceito com trama de ficção científica: no futuro, os recursos naturais da Terra estão acabando e o mundo acabará em cinco anos, quando alienígenas (os "infinitos") anunciam a Ziggy, um roqueiro, que visitarão a Terra. Ziggy escreve "Starman" e faz sucesso, com seus fãs acreditando -- e fazendo ele acreditar -- que o homem das estrelas salvará a Terra. Ele acaba se degenerando com excessos de drogas e sexo. Os alienígenas chegam e não estão nem aí pra Terra: eles destróem Ziggy apenas para usar seus pedaços para aparecer no planeta. Faixa em destaque: 4 - Starman.
.
Too Old to Rock 'n' Roll: Too Young to Die! - Jethro Tull (1976). Originalmente as músicas do álbum deviam acompanhar a história em quadrinhos que acompanha o disco, mas algumas diferem bastante. A estória acompanha Ray Lomas, um roqueiro aposentado que ganha dinheiro em um show de perguntas, que resolve se suicidar quando percebe que não pode desfrutar da riqueza como antigamente. Ele sobrevive e quando acorda depois de anos em coma, a sociedade mudou e seu estilo está de volta, com uma cirurgia plástica fazendo ele parecer vinte anos mais novo. O líder Ian Anderson confessa que a trama é autobiográfica. Faixa em destaque: 8 - Too Old to Rock 'n' Roll: Too Young to Die!
.
1999 - Prince (1982). O quinto álbum de Prince, lançado no Brasil como um disco duplo. Nele estreou The Revolution, a banda que o acompanharia em várias ocasiões futuras. O projeto visionário de trazer um som do futuro foi bem-sucedido. O álbum é indicado como um de seus álbuns mais influentes e um dos melhores de todos os tempos em várias listas. As músicas foram influenciadas pelo filme Blade Runner e explora temas da Era Informática. Faixa em destaque: 1 - 1999.

What Time Is It - The Time (1982). Falando em Prince, sinto-me obrigado a incluir a banda começou como seu projeto paralelo, The Time, de que participa como "Jamie Starr". Em 1999 (mencionado acima) na música D.M.S.R., ele acusa a si mesmo de plágio: "Jamie Starr's a thief | It's time to fix your clock". Depois de muito atrito com o fundador, a banda tornaria-se independente. Faixa em destaque: 4 - The Walk.

Kilroy Was Here - Styx (1983). Álbum conceito sobre um futuro em que o rock é proibido por um governo fascista e pela MMM -- Maioria pela Moralidade Musical. Kilroy, uma antiga estrela do rock, foge da prisão do Dr. Righteous, líder da MMM, disfarçando-se como um dos robôs usados pelo regime. Kilroy junta-se a Jonathan Chance, um jovem músico, para tentar trazer o rock de volta. Faixa em destaque: 1 - Mr. Roboto.

Persistence of Time - Anthrax (1990). Quinto álbum da banda de trash metal estadunidense, menos cômico que os anteriores. O tema do Tempo permeia as letras, desde a primeira faixa, passando por um diálogo de um episódio de viagem no tempo de "Além da Imaginação" abrindo a faixa "Intro to Reality", até o cover de Joe Jackson "Got the Time". Faixa em destaque: 1 - Time.

Episode - Stratovarius (1996). Considerei o Tempo melhor explorado neste quinto álbum da banda de power metal finlandesa, a despeito do quarto ser chamado de Fourth Dimension, este trazendo títulos mais tétricos e um tratamento mais futurista. Aqui o Tempo é mencionado da mudança (Episode, Season of Change) e a incerteza (Will The Sun Rise?, Uncertainty, Tomorrow) que traz até a vastidão da eternidade (Eternity, Forever). Faixa em destaque: 1 - Father Time.

0 comentários:

Comente...