• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

26 de julho de 2010

Discos sobre o Tempo (1)

Esta é uma lista de álbuns selecionados com temas ou peculiaridades relacionadas ao tempo.


Time Out - The Dave Brubeck Quartet (1959). O título e tema deste disco é o uso de marcas de tempo ou variações no compasso não convencionais para o jazz da época. Como é típico para obras visionárias, sofreu com críticas negativas apenas para ser considerado uma obra-pimia do jazz, um dos mais conhecidos e vendidos discos do gênero de todos os tempos. Blue Rondo à la Turk que me perdoe, mas a escolha da faixa é fácil. Faixa em destaque: 3 - Take Five.


Days of Future Passed - The Moody Blues (1967). O segundo álbum da banda é o primeiro de uma série de álbuns conceituais, que marcariam a mudança do tom R&B da banda para o que a tornaria uma das precursoras do rock progressivo. As músicas acompanham a vida de um homem comum ao longo de um dia inteiro, gravadas lado a lado com a London Festival Orchestra. Faixa em destaque: 5 - Tuesday Afternoon.


I Robot - Alan Parsons Project (1977). Segundo álbum da dupla Parsons/Woolfson, inspirado na obra quase homônima de Isaac Asimov (1920-1992). Seria diretamente baseado nos textos se não fossem questões de direitos, fazendo a abordagem de robôs do álbum ser mais genérica. Faixa destaque: 2 - I Wouldn't Want to be Like You.


Time - Electric Light Orchestra (1981). Em seu décimo álbum -- depois da trilha sonora para o filme Xanadu (1980) -- a banda afasta-se da influência da música disco para um som mais progressivo e new wave -- reminiscente do sexto (New World Record) e sétimo (Out of the Blue) álbum da banda. Apesar da influência do álbum, Jeff Lynne admitiria mais tarde que as músicas foram gravadas para atender a obrigações contratuais. Faixa em destaque: 12 - Hold on Tight.


Dave Clark's Time - Vários artistas (1986). Álbum conceito do musical Time, derivado de outro de 1970 intitulado The Time Lord pesadamente influenciado pela série de televisão Doctor Who. Pérola obscura do qual participaram, dentre outros, Burt Bacharach, Richard Carpenter, Julian Lennon, Freddie Mercury, Dusty Springfield e Dionne Warwick. Pré-filmado, Sir Lawrence Olivier tinha falas no musical e na música tema. Faixa em destaque: Theme from Time.


Somewhere in Time - Iron Maiden (1986). A arte de capa do sexto álbum havia sido feita originalmente para uma biografia da banda, e faz referência a músicas e álbuns que o precederam. Foi o primeiro álbum em que usaram sintetizadores, razão pela qual Bruce Dickinson disse depois não gostar dele. Faixa em destaque: 1 - Caught Somewhere in Time.


About Time - Pennywise (1995). O terceiro álbum da banda punk californiana trata do controle que temos que ter sobre o tempo, para que ele não nos controle. Último álbum gravado com o baixista Jason Thirsk antes de seu suicídio, e primeiro álbum da banda a emplacar nas paradas musicais dos EUA e Europa. Faixa de destaque: 12 - Killing Time.


The Time Machine - Alan Parsons (1999). Terceiro álbum solo de Alan Parsons, explorando temas de viagem no tempo, controle do tempo e memórias, rejeitados pelo parceiro Eric Woolfson durante a elaboração do álbum I, Robot, quando na banda Alan Parsons Project. Curiosamente, ele é creditado como produtor do disco, deixando os méritos instrumentais e de letra para os vários músicos envolvidos. Faixa em destaque: 3 - Out of the Blue.

0 comentários:

Comente...