• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

18 de julho de 2010

Nostalgia Curitibana

O jornalista Cid Deren Destefani publica no jornal Gazeta do Povo a coluna Nostalgia, aos domingos, desde 1989. A matéria "Cid Nostalgia", na edição publicada em 31 de maio de 2009, comemorava 20 anos da coluna com um histórico de sua carreira e um perfil. Ele próprio, por sua vez, caneteou em comemoração a matéria "20 anos".

Na coluna, Destefani publica fotos antigas de seu acervo que pode ultrapassar 500 mil negativos. O jornalista, assim,  efetivamente torna todo domingo o jornal em uma máquina do tempo.

Algumas fotos selecionadas:

Rua XV de Novembro em 1877:


A praça Tiradentes em 1934 (da página Bondes do Brasil)


A praça Santos Andrade em 1927:


O Zeppelin sobrevoa a Universidade Federal do Paraná:


Portal do Passeio Público em 1930:

3 comentários:

Alan Maestro

Olá Eduardo, sou estudante da UFPR (mestrado) e estou à procura de algum contato do jornalista Cid Deren Destefani, pois em uma de suas últimas colunas ele citou um personagem que utilizo em minha dissertação, e sobre o qual preciso urgentemente de mais informações. Agradeço se puder ajudar. No aguardo, atenciosamente, Alan R. Medeiros

Eduardo Capistrano

Não encontrei forma de retornar a mensagem diretamente, Alan, então farei isso aqui. As notícias na página da Gazeta do Povo (como essa: [http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=1072199&tit=Ao-Paesano-com-orgulho] tem um link Fale Conosco. Outra opção seria entrar em contato telefônico com o jornal. Não saberia outra forma, desculpe não poder ajudar mais! Boa sorte com a dissertação.

Anônimo

Eduardo, bom dia. Você teria como me passar alguma forma de contato do Cid, por favor? meu pai é um grande amigo dele de muitos anos atrás e pediu que eu tentasse conseguir alguma forma de contato. Se você puder me ajudar, eu agradeço. Aqui está meu e-mail: aragao00@yahoo.com.br

Um abraço e obrigado desde já.

Júlio.

Comente...