• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

1 de agosto de 2010

Capturando a Idade


Várias pessoas procuram registrar o avanço do tempo tirando fotos de si mesmas em intervalos regulares. Aqueles que perseveram por vários anos conseguem efetivamente um registro dos próprios envelhecimentos, por si só um feito notável mas também tendo valor médico e, nos casos mais antigos, até mesmo histórico.

O primeiro caso que merece menção é o argentino Diego Goldberg, que explica: "Em 17 de junho, a cada ano, a família passa por um ritual privado:  nos fotografamos para deter, por um momento esvanecente, a flecha do tempo que por ali passa". A foto do topo desta postagem é apenas o começo desta prática, os anos de 1976 a 1982, mas ela vem ocorrendo até hoje. Nesta página há todas as fotos, além de atalhos para outros trabalhos que se inspiraram neste.


Apesar de vários exemplos existirem, dois merecem destaque. A compilação de fotos diárias de Noah Kalina, de 2000 a 2006, foi o 28º dos 50 melhores vídeos do YouTube, segundo a revista Time. Mas o que incluí acima é do artista gráfico Dan Hanna. Seu projeto consiste em duas fotos por dia, girando o ângulo um pouco a cada dia. Ele tem feito isso desde 01/06/1991. O vídeo é uma animação das fotos até 17/09/2007, intitulado "Time of My Life".


Diversas técnicas e tecnologias recentes permitiem antecipar os efeitos da velhice sobre as pessoas. Médicos e artistas visuais se reúnem não apenas para aplicar rugas e manchas sobre a pele e tornar os cabelos cinzentos, mas projetar realisticamente a ação do tempo, com base no tipo físico, estilo de vida e antecedentes familiares da pessoa. Nesse sentido, este tutorial ensina os passos de retocamento fotográfico para o envelhecimento da atriz Katie Holmes. D'Lynn Waldron já teve suas fotos de progressão de idade publicadas na revista People e comissionadas para várias finalidades, e em sua página há diversas outros exemplos além destes:

1 comentários:

Eduardo

gostei muito do blog, de sua abordagem sobre o tempo.

Comente...